O que visitar
O nome desta freguesia advém da sua localização ser em terreno plano e por ser mais pequena do que a freguesia da Achada. Conta hoje em dia, com cerca de 535 habitantes.
O nome desta freguesia advém da sua localização ser em terreno plano e por ser mais pequena do que a freguesia da Achada. Conta hoje em dia, com cerca de 535 habitantes.
É uma zona balnear com uso restrito, onde a utilização balnear é pouco expressiva.
Este edifício remonta ao séc. XVI, tal como muitos outros neste concelho. Esta igreja foi remodelada em 1830 e posteriormente em 1882, data que se encontra inscrita na fachada da igreja. Neste local existiu uma pequena ermida dedicada a São Bento, construída pouco antes de 1735.
Os Triatos do Espírito Santo estão associados às festividades em honra do Divino Espírito Santo. Destinam-se à exposição dos símbolos do Espírito Santo nomeadamente a coroa real encimada por uma pomba, a bandeira, o ceptro, o estandarte e as varas. Localizado na Rua do Burguete, possui cobertura telhada e é encimado por uma pequena cruz em pedra.
Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades. Na freguesia da Achadinha, são cinco os fontanários existentes.
Os coretos abrigam bandas musicais em concertos, festas e outras diversões. São símbolo de festa e continuam a ser nos dias de hoje, um palco de atuações, importante para muitas comunidades. Localiza-se em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e possui cobertura telhada.
Obelisco em rocha basáltica construído em honra do desembarque na freguesia da Achadinha das tropas liberais sob o comando do Conde de Vila Flor, a 1 de agosto de 1831, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).
A Casa de Cultura João de Melo, antiga casa dos pais do escritor, foi uma adaptação realizada pela Câmara Municipal do Nordeste, destinado a acolher entidades ligadas à cultura e o próprio João de Melo em deslocações de âmbito cultural ao concelho e à ilha, e também a espaço de exibição de artefactos e memórias da freguesia. Localiza-se na Rua da Mangana.
Localizado no sítio do Pesqueiro, o merendário é constituído por uma estrutura em blocos que fornece sombra, grelhador, mesa e bancos em pedra.
Padrão histórico erigido em 1957, no qual faz parte um azulejo da antiga ermida dedicada a São Bento. Esta ermida existiu no local onde foi construída a atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Esta estrutura localiza-se na Rua Direita.
Foi inaugurado em 1989 no âmbito das comemorações 475º aniversário do Concelho do Nordeste. Neste jardim existe um monumento de basalto que simboliza o desembarque das tropas liberais.
Jardim localizado na Rua da Mangana e que foi inaugurado no dia 25 de novembro de 2001. É um pequeno espaço com arruamentos em terra batida, bancos de jardim, canteiros relvados com Metrosíderos e Palmeiras.
© 2024 Freguesia de Biscoitos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SISDIAS