Grupo Desportivo dos Biscoitos

O Grupo Desportivo dos Biscoitos (GDB), fundado em 1 de outubro de 1973, é uma associação sem fins lucrativos, cuja constituição foi subscrita por José Franco da Costa, Floriberto José Martins Barcelos. Ivo Teixeira Lourenço, João Henrique Vieira Simões Ribeiro, Fernando Silveira Borges, João Manuel Martins Santos, Manuel Alfredo Rodrigues Bettencourt, Nemésio Martins Batista, Raimundo Oliveira S. Diogo, Duarte Manuel Baptista Capote e Serafim Costa.

Ao longo dos seus 50 anos de história o GDB foi constituído por um indeterminado número de indivíduos de ambos os sexos tendo por base o desenvolvimento da atividade física e desportiva. Pela sua ação, foi assumindo um papel preponderante na comunidade da freguesia dos Biscoitos e no concelho da Praia da Vitória, quer pela formação de jovens atletas na vertente desportiva, quer pelo contributo para a formação integral destes, bem como ainda pela promoção da vertente turística da freguesia e do concelho, divulgando além-fronteiras o nome dos Biscoitos e da cidade de Nemésio.

O GDB é um clube que também tem uma versatilidade muito grande, pois tem exercido diversas modalidades desportivas ao longo dos tempos, sempre com o objetivo de proporcionar oferta das modalidades que a maioria dos jovens e desportistas procuram com a passagem dos tempos. Exemplo disso foi a prática do futebol de onze, modalidade que foi a pioneira na história do clube, tendo esta permanecido em atividade perto de duas décadas. Durante esse período deram-se os primeiros passos na segunda e mais duradoura modalidade do clube, o andebol. Inicialmente, a prática desportiva da modalidade de andebol não vingou e passou por uma paragem na sua atividade, tendo sido reativada nos anos oitenta. Desde então o andebol passou a ser a modalidade que teve maior expressão no clube, atingindo, no momento, trinta e oito anos de atividade ininterrupta, firmando-se como uma grande tradição nos Biscoitos e conseguindo um vasto palmarés nos diversos escalões, tanto nos de formação, como nos seniores, tendo chegado, inclusive, a participar em patamares competitivos nacionais.

Na continuação do desenvolvimento do clube, nos últimos anos o Grupo Desportivo dos Biscoitos passou a incluir nas ofertas das suas modalidades praticadas o futsal e passou por uma reorganização substancial na conjugação das necessidades do clube com as capacidades e possibilidades disponibilizadas pelos meios envolventes, contribuindo de uma forma relevante para a sua utilização mais eficiente e com maior qualidade, tendo em vista a obtenção de melhores resultados, mormente desportivos.

Entre outras estratégias, são de realçar as contínuas formações de dirigentes e técnicos, em diversas áreas, bem como os reconhecidos processos de certificação como entidade formadora, pela Federação Portuguesa de Futebol, e atribuição da Bandeira da Ética, por parte do Instituto Português do Desporto e Juventude. Entre outras mais valias, sobressaem os contributos para a integração e desenvolvimento de muitas crianças e jovens, ocupando-os saudavelmente, ajudando à sua interação social e fortalecendo-os em diversas competências, numa verdadeira e relevante ação de educação não formal.

No plano desportivo, naturalmente basilar para o clube, há que registar que o mesmo alberga concomitantemente, desde então, cinco escalões de formação e um escalão sénior na modalidade de futsal e quatro escalões de formação e um sénior na modalidade de andebol. É de assinalar que este foi o único clube no concelho e na ilha Terceira a manter a modalidade do andebol no ativo nos últimos anos, possibilitando aos jovens a prática da atividade desportiva nesta modalidade.

É ainda de relevo mencionar que o Grupo Desportivo dos Biscoitos, com o desenvolvimento de um trabalho zeloso, tem conseguido inserir atletas dos diversos escalões de formação nas seleções Açores na modalidade de andebol, bem como dos diversos escalões de formação nas seleções de ilha na modalidade de futsal, tendo ainda conseguido, na época desportiva de 2021/2022, introduzir um atleta do escalão de sub-15 nos estágios da seleção nacional de futsal e, consecutivamente, na época desportiva de 2022/2023 a chamada para o estágio de observação da seleção nacional de um dos seus atletas do escalão dos sub-13 e outro do escalão de sub-15. Outro marco importante foi este último atleta mencionado ter sido chamado para representar a seleção nacional de Portugal na modalidade de futsal, tornando, deste modo, o GDB o primeiro clube da região a conseguir tais êxitos.

Desde agosto de 2024 é detentor do estatuto de utilidade pública.

Clube Desportivo Escolar dos Biscoitos

Esta associação com sede na Escola Básica Integrada dos Biscoitos, foi  fundado a 16 de fevereiro de 2004.

Conforme se pode ler nos próprios estatutos “o objecto da associação é o “desenvolvimento e incremento de actividades recreativas, desportivas e culturais da Escola Básica 1,2,3/Jardim de Infância dos Biscoitos”.

O Clube Desportivo Escolar dos Biscoitos já desenvolveu diversas modalidades desportivas, nomeadamente kickboxing, desporto adaptado (hipoterapia e hidroterapia), atividades de exploração da natureza, atletismo, badminton, ginástica de manutenção, ginástica localizada, voleibol, futsal, equitação adaptada, natação adaptada, andebol, basquetebol, ténis de mesa e danças de salão.