Esta colectividade de instrução e Recreio situada no Bairro de S. Pedro, segundo Pedro de Merelím na sua obra “Freguesias da Praia”, com elementos extraídos do Arquivo do Governo Civil, tem Alvará, nº 23/67, data de 28 de Maio daquele ano. Provém da fusão da Sociedade Recreio Biscoitense com a Sociedade Filarmónica do Espírito Santo do Império do Bairro de S. Pedro, fundadas em 7 de Março de 1956 e 16 de Setembro de 1958, respectivamente.
Nos estatutos da Recreio, de 18 de Janeiro de 1956, que abrange 27 artigos dispostos em onze capítulos, com Inácio Martins Baptista Bettencourt, na cimeira dos subscritores, rezam que seu objectivo era o recreio por meio de jogos e outras distracções lícitas, sendo, portanto, absolutamente proibidos jogos a dinheiro ou bebidas alcoólicas; qualquer festa, cinema, baile ou cantorias, que na mesma se realizem.
Nas referentes à Filarmónica, 12 de Setembro de 1958, de 33 artigos, circunscritos apenas a dois capítulos, com Manuel Coelho dos Santos encabeçando a lista das assinaturas, salienta-se ter como fim essencial cultura da música, por intermédio da sua banda.
A Sociedade Recreativa do Bairro de São Pedro dos Biscoitos foi fundada em 1958 por um grupo de músicos que se separou da Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense até então, única filarmónica existente na localidade. A quando da sua fundação já possuíam sede, facto que contribuiu para rapidamente ter tido uma boa adesão das pessoas facto que facilitou a sua fundação e desenvolvimento.
Começaram a sua actividade com instrumental emprestado e com a primeira actuação em Setembro de 1958. Apresentaram-se com uma farda constituída por: calça branca, camisa branca e casaco preto. Desde então já conheceram cinco fardas, actualmente vestem calça azul escura, camisa branca e casaco azul escuro (2010).
Inicialmente constituída por vinte e cinco músicos, incluindo os aprendizes, conta actualmente com vinte e seis elementos. Apoia-se no rendimento do bar e nas quotas anuais dos sócios. Actuam em festas religiosas e profanas sempre que solicitados por toda a ilha Terceira.